Ronaldo Antunes expresses himself about the site: "I am a classical realist in painting, illustrator, designer and author, specialized in historical subjects and imaginative realism. I make my living painting pictures and writing about philosophy and literature. In my blog I show great artists, my texts, my paintings, offer some of the techniques, ideas and methods I have learned over the years, and talk about how to make a living as an artist. I present some essays on painting, art, and hopefully amuse you some at the same time. I will also tell you about many of the fine painters I have known over the years and some who died long ago. I talk about my training in the studio of Ivan Wasth Rodrigues and about the many artists who have mentored me along the way. I also try to explain what I think that makes a good painting, and how to go about making one. If you have just found the blogs - ronaldoantunesfineart.blogspot.com & ronaldoantunesfilosofia.blogspot.com - Then, I suggest you go back to the earliest posts and read forward. It is now an enormous archive of about many posts. The posts start out with the most basic information and progress towards the more philosophical side of painting and philosophical essays of the author. I hope you will find it useful".
Ronaldo Antunes mantém o creative art office online e costuma dizer que em arte não precisamos de textos longos, pois estamos no mundo visual, mas que a mesmice de muitos sites de arte, copiando e colando textos para exibir um minimalismo frasal, não mostra os detalhes do trabalho para quem realmente quer contratar. Justamente, quando todos falam a mesma coisa, ninguém fala coisa alguma. E por que o termo creative art office online? Simplesmente, porque, pelo menos em uma visão internacional, um escritório de arte não é necessariamente o local onde se comercializam obras do mercado secundário, mas algo que encerra, no próprio significado amplo, a criação, o design, enfim, a própria produção de arte, até o conceito de estúdio e galeria de arte online. Assim, acrescenta: “Para mim, é um postulado ver a arte com seriedade sem perder a visão do legado renascentista. Então, será um grande prazer discutir possibilidades. Por mais que existam adversidades no mundo, importa antes cultivar o ponto mais alto da percepção humana, que é a arte. O único meio para se entender o processo civilizatório, caso contrário, serão mais rostos na multidão da barbárie. Dizem que todo profissional da arte, ao fazer do seu trabalho um motivo importante da existência, passa por um período agônico. No meu caso, ainda na fase das buscas, percorri um longo ‘tour de force’ que faz parte da adequação de um olhar seguro. Sim, porque é necessário pensar na velha fórmula de fazer somente o que se acredita, uma vez que arte também é honestidade. Atualmente, estou envolvido com o conceito de 'séries', muito antes da ideia de fases, que traz o pressuposto da obrigação de mudanças na produção dos pintores. As séries temáticas que tenham correlação com os princípios do estúdio estarão sempre em pauta. Basicamente, são as séries temáticas que conferem clareza e diversificação à minha liberdade de expressão".
A partir daí, a meta do escritório de arte online, através de novos contatos, tem sido valorizar a percepção dos clientes, produzindo arte e conhecimento. Pensando assim, essa troca de informações jamais representará perda de tempo para as partes interessadas, pelo contrário, além de um agradável novo contato, os clientes percebem logo que qualquer negociação em torno da arte se torna um enriquecimento para as suas vidas. A aquisição de uma obra de arte vai muito além da simples compra de um produto - significa a realização de um desejo íntimo, às vezes antigo, de algo que trazemos como uma dádiva da natureza na forma de padrões e modelos que a mente nos reserva. As obras de R. Antunes estão à disposição dos clientes através do envio pelo Mercado Livre, Nuvem Envio, Correios, ou qualquer outra forma de remessa. Hoje, o estúdio-galeria de arte online trabalha com a venda de obras do próprio acervo: desenhos, aquarelas, guaches e óleos sobre tela, assim como encomendas de pinturas inteiramente a critério dos interessados.
O processo de atuação do estúdio de R. Antunes em relação às obras de arte por encomenda é somente online, aderindo à tecnologia da forma remota quanto ao modus operandi mais atualizado. Entretanto, em casos excepcionais, relacionados a encomendas, como retratos ou obras temáticas de dimensões maiores, o artista estará à disposição para contatos pessoais, mantendo o maior nível de confiança possível. Quanto à opção sobre a moldura adequada, se for o caso, fica a critério de aprovação do cliente na fase final do trabalho. A precificação das obras é baseada na tabela vigente, em valores de mercado, já publicada em anuários e livros de arte desde 1996. Com décadas de atuação como artista, Ronaldo Antunes mantém o gosto e disciplina ao oferecer aos interessados apenas os melhores valores por uma arte de origem confiável. A tabela de quadros não é fixada estritamente pelo tamanho da pintura, mas também pela complexidade da composição e valor estético atribuído.
Assim, acrescenta Ronaldo Antunes: "Percorri o caminho como diretor de arte em publicidade; redator; designer editorial; ilustrador autoral; ilustrador de HQ e, por fim, cheguei ao 'imaginative realism and contrived pictures' na pintura, dentro da pesquisa historiográfica e da temática de época na arte. O problema é que sou um clássico incorrigível e minha visão didática tem origem nos ateliês da Paris do século XIX. Parafraseando Daniel Graves (mentor da Academia de Arte de Florença): 'Não faço parte de um movimento pós-contemporâneo. Estou conectado a uma tradição que nunca parou'... E, na afinidade eletiva, digo amém a Graves. Por tal determinação, sempre estive firmado no realismo clássico, da mesma maneira que entendo a possibilidade do realismo contemporâneo, dentro do significado da própria palavra, uma vez que o realismo contemporâneo é a representação do mundo atual através do foco na técnica dos velhos mestres. Como minha preocupação fundamental sempre foi manter distância do aspecto fotográfico na arte, antes de tudo, procurei entender a figura humana de dentro para fora e não ao contrário como propaga o hiper-realismo. Sempre com o foco na composição, na 'contrived picture' e na interpretação da forma humana. Enfim, ou o pintor segue o mundo das ideias, onde tudo pode ser arte, ou escolhe o caminho da solidez, onde a seriedade da arte representativa só é alcançada através do conhecimento adquirido por anos a fio de observação da natureza. Por isso, desde cedo, optei pelo realismo clássico, ou mesmo contemporâneo, que é universal, traduz temas também universais e permite a interpretação clara por cada indivíduo. Bem, falei sobre a arte naturalista, representativa, minha visão segura".
O que defende Antunes, em relação ao seu próprio trabalho, é que a arte depende de conhecimento, como todas as atividades que importam de fato, rejeitando a proposta dos gênios de plantão de que a arte pode ser qualquer coisa e, assim, prossegue: "A peça do 'artista pronto' foi pregada para os ingênuos no início do século XX e deu certo, funcionou como um sonífero. Mas a fraude intelectual não é eterna e a própria noção de contemporaneidade mudou para não ser diluída de vez. Em síntese, fui levado pela preocupação com a técnica durante a vida toda, nunca acreditando somente em ideias, pois todos têm isto para oferecer. A partir da premissa sobre a facilidade das ideias, sempre acreditei na cozinha do negócio: é preciso primeiro conhecer os temperos e aprender a fazer as coisas, depois disso, às ideias. Por isso, obtive minha formação e treinamento no desenho de assuntos históricos no estúdio de Ivan Wasth Rodrigues (foto abaixo). Ivan foi considerado o maior ilustrador histórico do país, conhecido como 'O último dos acadêmicos' do desenho. Então, a partir de um olhar dedutivo, independente de qualquer outro gênero de pintura, pude ver os temas de época como especialização dentro do realismo, porque é algo que me acompanha desde um passado distante. Questão de trajetória, de convívio com mestres e o privilégio de andar pelo 'chemin de la vielle école'."
Autorretrato de Ivan Rodrigues para o livro "Casa grande e senzala" em 1981
DA ILUSTRAÇÃO
O art office online atende a dois setores de negócios: o mercado de artes plásticas e, também, a prestação de serviços de design para ilustrações no mercado editorial e publicitário. O estúdio-galeria responde a um chamado mais amplo, multidisciplinar, dentro do acumulado de soluções estéticas bem pensadas em um mundo que nos mostra, cada vez mais, que profissionalismo só não é suficiente. Devido a questões de logística, o trabalho do escritório de arte não se restringe apenas às pinturas de R. Antunes. Pelo fato de o autor ter ilustrado para editoras ao longo da vida, o gênero ilustração é considerado por ele como autêntica manifestação de arte. Por essa razão, existe a possibilidade do estúdio atender aos clientes dentro da diversificação do mercado, com o correspondente projeto de design para ilustrações realistas ou conceituais, sem que a individualidade da visão estética seja preterida. Assim, é possível coordenar as tarefas sem pretensão de ultrapassar o bastante, mas antes valorizar a integração com outros colaboradores. Nessa opção de trabalho, em sintonia afinada, Ângela Devide desenvolve os projetos de design, trend illustrations, assim como, o contato com galerias e a prospecção de clientes. Devide conserva a sua visão pessoal mais voltada para a contemporaneidade, dizendo que "não é o tempo que determina o status da arte, mas o talento de cada época". Também, preocupa-se com a unidade do próprio estilo, com a meta em obter no seu trabalho a correspondência estética, tanto na ilustração conceitual quanto na pintura. Então, nessa ótica, é possível manter a visão apurada sobre estilos, gostos; exatamente o que se deve ou não oferecer aos clientes na medida do que eles de fato queiram adquirir.
Através dessa via, por uma questão de histórico profissional, o escritório também elabora projetos editoriais e disponibiliza projetos de design para ilustrações com variedade técnica atualizada, conservando a individualidade como fundamento maior. Segundo Antunes: "Respeito a ilustração autoral como um gênero artístico a ser elevado no mercado de trabalho e tenho convicção de que a ilustração autoral pode ser fine, merecendo status de arte e bem longe dos modismos comerciais. A ilustração editorial é nobre, pois está ancorada intimamente à literatura, por isso, firma-se a visão da ilustração autoral como estética incontestável. Ao final, apenas defendo a ilustração fundada no domínio do desenho contra o lugar comum das ideias ineficazes e repetitivas. Ou seja, vejo a ilustração pensando arte como é, desde sempre, seu verdadeiro objeto. Hoje, mantenho os princípios abrangentes à minha ilustração exclusivamente realista, autoral, pois ela representa a extensão da pintura em que fui treinado, quanto à técnica e estilo da tradição. Por essa razão, vejo a ilustração como a continuação do meu trabalho em pintura, sendo um fator determinante para manter a unidade de estilo, que confere valor ao artista. Nessa via, dentro do que produzo, entendo como fine illustration uma manifestação da grande arte, como provaram os mestres da ilustração americana do século vinte. Na verdade, pintura e ilustração, quando detêm o conteúdo de valor, mostram um critério intersubjetivo mais profundo, ao contrário do que dizem os anões da crítica. A arte é maior do que um estilo qualquer; um segmento; uma dialética obscura ou tendenciosa. A chama pode brilhar em qualquer área do conhecimento e não bastam discursos isolados para formar opiniões. As obras dos mestres da ilustração foram para as paredes de grandes colecionadores e também iluminaram milhões de páginas de livros, assim como revistas durante o século vinte, provando a superioridade sobre outros tantos milhões de mediocridades nas paredes de galerias, acompanhadas dos seus discursos pálidos que tentam esconder o que todos já sabem. Contudo, admitamos que o significado maior da arte é o compromisso com a própria arte, por isso, a pintura conserva o seu lugar absoluto e indiscutível".
DO PROJETO
Com uma abordagem diversificada, o escritório de arte online oferece projetos de design como suporte, direcionados para ilustrações, efeitos gráficos,lettering e o que fizer parte do processo de um design de qualidade. Mas tudo o que for desenvolvido como projeto terá como escopo a esfera da ilustração na sua estética própria. Como ainda diz R. Antunes: "Design não é marketing, não é loja de curiosidades ou gestão de ineptos, tampouco, desenho na expressão da palavra. Mas é um conjunto multidisciplinar. É projeto, solução de problemas visuais, é cultura filtrada no talento, que nasceu do desenho puro, da composição, das massas equilibradas de cores, dos tonalismos de impacto, enfim, da arte de milênios projetada na gestalt do século vinte. Design é muito mais do que apenas uma atividade criativa, é uma forma de pensar, 'design thinking' -, de resolver problemas e reconectar o público com a arte. Não existe design fora da estética, embora o baixo esteta não propague isto, pois a solução de problemas em comunicação envolve arte de forma primacial ou, então, melhor que se procure um calculista. Visto pelo ângulo essencial da boa formação acadêmica e do pressuposto de talento natural, o design legítimo é uma atividade multidimensional que comporta um dinamismo absurdo, tomando conta do mundo de hoje. Detém a capacidade de remodelar a vida do cotidiano. Está presente em tudo, interfere nas mudanças sociais e, no cerne do seu poder modificador, é responsável por resgatar as coisas da obsolescência inevitável. É a ferramenta mais poderosa de refinamento dos processos já existentes, na busca do maior desafio, que é a solução de problemas com um olhar na futura originalidade. Assim como, desde séculos pretéritos, a ilustração de qualidade mantém seu status de arte, intervindo também nas transformações do mundo. E, diga-se de passagem, que esse ‘momentum’ tecnológico voltará ao segundo time, devolvendo ao cenário a legitimidade do design, com ou sem a inteligência artificial, pois a regência sempre será humana. Mas é o projeto de design que estabelece o corpo para o desenvolvimento das ilustrações editoriais ou em publicidade".
Concluindo, o estúdio-galeria online permanece disponível para oferecer produtos e serviços aos clientes com total responsabilidade e confiança. Nesse princípio, atende-se ao mercado de artes plásticas com prioridade e ao mercado editorial, ou publicitário, na esfera da ilustração. Ainda, projetos editoriais voltados para edições independentes e projetos de design para ilustrações com foco no cliente direto. Por essa conduta, todas as tratativas serão preenchidas com o máximo profissionalismo: os meios contratuais de hábito, o briefing, os layouts e sketches prévios das pinturas (no caso de encomendas) ou ilustrações para a aprovação do cliente, os prazos acordados e o envio de arquivos. Por isso, existe um mote no estúdio, uma divisa mesmo: "ligue para nós e vamos discutir as possibilidades". A consulta também pode ser por e-mail, pois será uma experiência diferenciada no resultado final.