THE ART OFFICE ONLINE

DA PINTURA

Ronaldo Antunes expresses himself about the site: "I am a classical realist in painting, illustrator, designer and author, specialized in historical subjects and imaginative realism. I make my living painting pictures and writing about philosophy and literature. In my blogs I show great artists, my texts, my paintings, offer some of the techniques, ideas and methods I have learned over the years, and talk about how to make a living as an artist. I present some essays on painting, art, and hopefully amuse you some at the same time. I will also tell you about many of the fine painters I have known over the years and some who died long ago. I talk about my training in the studio of Ivan Wasth Rodrigues and about the many artists who have mentored me along the way. I also try to explain what I think that makes a good painting, and how to go about making one. If you have just found the blogs - ronaldoantunesfineart.blogspot.com / ronaldoantunesfilosofia.blogspot.com / ronaldoantunescomunicacao.com.br - Then, I suggest you go back to the earliest posts and read forward. It is now an enormous archive of about many posts. The posts start out with the most basic information and progress towards the more philosophical side of painting and philosophical essays of the author. I hope you will find it useful".
Assim, acrescenta Ronaldo Antunes: "Percorri o caminho como diretor de arte em publicidade; redator; designer editorial; ilustrador autoral; ilustrador de HQ e, por fim, cheguei ao 'imaginative realism and contrived pictures' na pintura, dentro da pesquisa historiográfica e da temática de época na arte. O problema é que sou um clássico incorrigível e minha visão didática tem origem nos ateliês da Paris do século XIX. Parafraseando Daniel Graves (mentor da Academia de Arte de Florença): 'Não faço parte de um movimento pós-contemporâneo. Estou conectado a uma tradição que nunca parou'... E, na afinidade eletiva, digo amém a Graves com total segurança. Por tal determinação, sempre estive firmado no realismo clássico, da mesma maneira que entendo a possibilidade do realismo contemporâneo, dentro do significado da própria palavra, uma vez que o realismo contemporâneo é a representação do mundo atual através do foco na técnica dos velhos mestres. Como minha preocupação fundamental sempre foi manter distância do aspecto fotográfico na arte, antes de tudo, procurei entender a figura humana de dentro para fora e não ao contrário como propaga o hiper-realismo. Sempre com o foco na composição, na 'contrived picture' e na interpretação da forma humana. Enfim, ou o pintor segue o mundo das ideias, onde tudo pode ser arte, ou escolhe o caminho da solidez, onde a seriedade da arte representativa só é alcançada através do conhecimento adquirido por anos a fio de observação da natureza. Por isso, desde cedo, optei pelo realismo clássico, ou mesmo contemporâneo, que é universal, traduz temas também universais e permite a interpretação clara por cada indivíduo. Bem, falei sobre a arte naturalista, representativa, minha visão segura".
"Desde os tempos do início da minha trajetória, o intento na arte tem sido o Realismo Clássico, o gênero histórico, mas com o braço estendido também ao realismo contemporâneo, que com a mesma abordagem técnica dos mestres, olha para os tempos de hoje. Enfim, ao que se mostra com a técnica encontrada nas verdadeiras obras de arte de tempos idos ou não. Quando abordo a questão da pintura de temas de época, minha preocupação, além dos requisitos básicos da arte tradicional e através da pesquisa acurada, é recriar um momento da história comprometido com a linguagem plástica. Então, vislumbro um espaço indeterminado de tempo, uma época qualquer e observo o sentimento humano através da minha janela particular aberta para o cotidiano de tempos pretéritos. Meu objeto primacial é a linguagem da pintura. Representativa. Porém, como não poderia deixar de ser, a reflexão permanece entranhada como um fator inalienável à minha produção pictórica. Assim, preocupo-me, concomitante à pesquisa histórica, em captar a energia e o espírito de um momento que visualizo de um tempo ido, mas que permanece vivo para mim, simplesmente porque é o que ainda me diz algo hoje no universo da pintura. E sou narrativo, sim, com muito orgulho! Acho que posso contar histórias também com os meus desenhos e pinturas".
Mas na realidade, o que defende Antunes, em relação ao seu próprio trabalho é que a arte depende de conhecimento como todas as atividades que importam de fato, rejeitando a proposta dos gênios de plantão de que a arte pode ser qualquer coisa e, assim, prossegue: "A peça do 'artista pronto' foi pregada para os ingênuos no início do século XX e deu certo, funcionou como um sonífero. Mas a fraude intelectual não é eterna e a própria noção de contemporaneidade mudou para não ser diluída de vez. Em síntese, fui levado pela preocupação com a técnica durante a vida toda, nunca acreditando somente em ideias, pois todos têm isto para oferecer. A partir da premissa sobre a facilidade das ideias, sempre acreditei na cozinha do negócio: é preciso primeiro conhecer os temperos e aprender a fazer as coisas, depois disso, às ideias. Por isso, obtive minha formação e treinamento no desenho de assuntos históricos no estúdio de Ivan Wasth Rodrigues. Ivan foi considerado o maior ilustrador histórico do país, conhecido como 'O último dos acadêmicos' do desenho. Então, a partir de um olhar dedutivo, independentemente de qualquer outro gênero de pintura, pude ver os temas de época como especialização dentro do realismo, porque é algo que me acompanha desde um passado distante. Questão de trajetória, de convívio com mestres e o privilégio de andar pelos caminhos da velha escola. No menu de navegação do site, você encontra a guia 'philosophy', que se estende mais sobre as considerações estéticas do meu trabalho."

DA ENCOMENDA

Ronaldo Antunes terá prazer em conversar com você sobre a encomenda do seu retrato a óleo e com o ambiente escolhido por você. Além disso, ele oferece retratos corporativos; executivos; retratos de família e retratos au plein air para eventos ao vivo. R. Antunes prefere trabalhar com óleo sobre tela, mas também é fluente em aquarela, guache, pastel ou nanquim. Além disso, Antunes pode oferecer a visão única de uma cena imaginada por você, com temática de época ou não, que certamente será um presente ou homenagem preciosa. Desenvolver um original encomendado é uma jornada agradável tanto para o cliente quanto para o artista, já que o cliente contribui em todo o processo, desde a aprovação dos primeiros esboços até a conclusão da obra. Cenas podem ser idealizadas por você, tais como composições históricas, de gênero, interiores, esportes, cenas religiosas, marinhas, paisagens, etc.

DOS PREÇOS

Em muitos casos, os honorários são baseados no tamanho da imagem finalizada, calculados para óleos que exigem o mesmo tempo de pesquisa e acabamento que as detalhadas pinturas de temas de época de R. Antunes. Técnicas mais impressionistas ou cenas mais simples podem ser cotadas em um valor mais baixo. É importante entrar em contato com R. Antunes para discutir seu projeto e obter um orçamento mais detalhado. O tamanho mínimo, ou máximo da obra, será a combinar e se você formalizar o pedido, deverá ter espaço na parede da sua residência ou empresa. Os preços são baseados em práticas comuns para pesquisa e desenvolvimento de obras complexas; composições mais simples serão consideradas. E tudo dentro da tabela de preços apresentada.
Um depósito de 10% permitirá o agendamento do seu pedido no calendário de Ronaldo Antunes. Após a contratação do trabalho, o artista iniciará a pesquisa; captação de referências; revisão das referências de modelos. Feito isto, o artista produzirá um sketch preliminar detalhado e um esboço em cores para aprovação do cliente, momento em que 40% do valor restante será devido e o sinal estará verde para o início da arte definitiva. O saldo final contratado será devido na entrega da pintura finalizada. Despesas incomuns incorridas para atender à visão do cliente, como viagens necessárias ou fotografia profissional, não estão incluídas e serão determinadas por acordo prévio.
Concluindo, o estúdio online permanece disponível para oferecer produtos e serviços aos clientes com total responsabilidade e confiança. Nesse princípio, atende-se ao mercado de artes plásticas e ao mercado editorial ou publicitário, priorizando a ilustração. Ainda, projetos editoriais voltados para edições independentes e projetos de design com foco no cliente direto. Por essa conduta, todas as tratativas serão preenchidas com o máximo profissionalismo: os meios contratuais de hábito, o briefing, os layouts e sketches prévios das pinturas (no caso de encomendas) ou ilustrações para a aprovação do cliente com os prazos acordados e o envio de arquivos. Por isso, existe um mote no estúdio, uma divisa mesmo: "ligue para nós e vamos discutir as possibilidades". O contato virtual por reunião online pode e deve ser estabelecido através das videochamadas. A consulta também pode ser por e-mail, pois será uma experiência diferenciada no resultado final.

O PORTFOLIO TAMBÉM SE ENCONTRA EM:

ArtWanted.com/RonaldoAntunes
ronaldoantunesfineart.blogspot.com

behance.net/roantunesfineart

ronaldoantunesfineart.artstation.com

instagram.com/ronaldocesarpintoantunes8/

ronaldoantunesfilosofia.blogspot.com

facebook.com/ronaldo.antunes.370