DA ILUSTRAÇÃO
Através dessa via, por uma questão de histórico profissional, o estúdio também elabora projetos editoriais próprios, e disponibiliza projetos de design para ilustrações com variedade técnica atualizada para o mercado editorial, conservando a individualidade como fundamento maior. Segundo Antunes: "Ilustração é paixão para muitos. Respeito a ilustração autoral como um gênero artístico a ser elevado no mercado de trabalho e tenho convicção de que a ilustração autoral pode ser fine, merecendo status de arte e bem longe dos modismos comerciais. A ilustração editorial é nobre, pois está ancorada intimamente à literatura, por isso, firma-se a visão da ilustração autoral como estética incontestável. Ao final, apenas defendo a ilustração fundada no domínio do desenho contra o lugar comum das ideias ineficazes e repetitivas. Ou seja, vejo a ilustração pensando arte como é, desde sempre, seu verdadeiro objeto. Hoje, mantenho os princípios abrangentes à minha ilustração autoral, exclusivamente realista, pois ela representa a extensão técnica da pintura em que fui treinado. Por essa razão, vejo a ilustração com a seriedade de sempre, sendo um fator determinante para manter a unidade de estilo, que confere valor ao ilustrador.
Sob a ameaça letal do lugar comum no mercado, a ilustração tem que preencher o espaço equivalente ao texto no universo literário, não um exercício repetitivo em dizer a mesma coisa para os leitores inteligentes que consomem. Senão, para que serve a arte, ocupando espaço nas páginas? É o leitor que julga e bate o martelo! Por esse olhar, entendo como fine illustration uma manifestação da grande arte, como provaram os mestres da ilustração americana do século vinte. Na verdade, pintura e ilustração, quando detêm o conteúdo de valor, mostram um critério intersubjetivo mais profundo, ao contrário do que dizem os anões da crítica. A arte é maior do que um estilo qualquer; um segmento; uma dialética obscura ou tendenciosa. A chama pode brilhar em qualquer área do conhecimento e não bastam discursos isolados para formar opiniões. As obras dos mestres da ilustração foram para as paredes de grandes colecionadores e também iluminaram milhões de páginas de livros, assim como revistas durante o século vinte, provando a superioridade sobre outros tantos milhões de mediocridades nas paredes de galerias, acompanhadas dos seus discursos pálidos que tentam esconder o que todos já sabem. Contudo, admitamos que o significado maior da arte é o compromisso com a própria arte, por isso, a pintura conserva o seu lugar absoluto e indiscutível".
Concluindo, o estúdio online permanece disponível para oferecer produtos e serviços aos clientes com total responsabilidade e confiança. Nesse princípio, atende-se ao mercado de artes plásticas e ao mercado editorial, priorizando a ilustração. Ainda, projetos editoriais voltados para edições independentes e projetos de design com foco no cliente direto. Por essa conduta, todas as tratativas serão preenchidas com o máximo profissionalismo: os meios contratuais de hábito, o briefing, os layouts e sketches prévios das pinturas (no caso de encomendas) ou ilustrações para a aprovação do cliente com os prazos acordados e o envio de arquivos. Por isso, existe um mote no estúdio, uma divisa mesmo: "ligue para nós e vamos discutir as possibilidades". O contato virtual por reunião online pode e deve ser estabelecido através das videochamadas. A consulta também pode ser por e-mail, pois será uma experiência diferenciada no resultado final.
O PORTFOLIO TAMBÉM SE ENCONTRA EM:
ArtWanted.com/RonaldoAntunes
ronaldoantunesfineart.blogspot.com
behance.net/roantunesfineart
ronaldoantunesfineart.artstation.com
instagram.com/ronaldocesarpintoantunes8/
ronaldoantunesfilosofia.blogspot.com
facebook.com/ronaldo.antunes.370